Equipe do Programa Saúde da Família (PSF) realiza encerramento da “Campanha Janeiro Roxo”
Publicado em: 31/01/2018 ás 11:35:00 Autor: Ascom/Ronaldo Rogeri

A Secretaria Municipal de Saúde por meio da equipe no Programa Saúde da Família (PSF) realizou nesta terça ultima (30), o encerramento da “Campanha Janeiro Roxo” que tem o objetivo conscientizar a população no combate à hanseníase.  O encerramento aconteceu na Escola Municipal Pery Marques, com uma Palestra educativa presidida pelo Medico Vladimir Tamayo.

No decorrer do mês janeiro a equipe do PSF desenvolveu atividades relacionadas ao assunto na sala de espera da Unidade Básica de Saúde – UBS.

O dia 28 de janeiro foi celebrado como Dia Mundial de Combate à Hanseníase, conhecida como lepra, a hanseníase ou Mal de Hansen é uma doença infecciosa, contagiosa, que afeta os nervos e a pele e é causada por um bacilo chamado Mycobacterium lepra.

Os sintomas da hanseníase incluem: Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).

Pessoas com estes sintomas devem procurar imediatamente o Médico.   Hanseníase tem cura.